O planejamento familiar é muito importante e ter o controle do número de filhos que o casal deseja gerar é um dos pontos fundamentais para equilibrar a vida em família.
Para isso o casal deve decidir qual o método anticonceptivo que julga mais adequado e a vasectomia consiste em um ótimo método por ser definitivo e minimamente invasivo, podendo ser realizado apenas com anestesia local. A cirurgia é segura e a recuperação muito rápida.
A cirurgia consiste numa pequena incisão escrotal de cada lado e na secção e ligadura dos deferentes, ductos por onde passam os espermatozoides produzidos nos testículos. Desta forma, fazendo a vasectomia esse trânsito de espermatozoides é interrompido.
Esse procedimento é definitivo, raramente ocorre a recanalização dos deferentes espontaneamente após a cirurgia.
Os espermatozoides correspondem a cerca de 1% do volume do sêmen, portanto o homem que for submetido a vasectomia terá a ejaculação praticamente inalterada.
Após a recuperação, o paciente deve ser orientado a fazer um espermograma e somente com a análise do exame poderá ser liberado pelo urologista de outros métodos anticoncepcionais.
Caso o paciente tenha o desejo de reverter o procedimento, existe a possibilidade através de uma microcirurgia de Reversão de Vasectomia, porém o sucesso nem sempre pode ocorrer, dependendo de algumas variáveis, como tempo de vasectomia, por exemplo.