29 de junho 2020   |   by DRA. ELAINE BRONZATTO

Uroginecologista o que é?

Por que as mulheres precisam de um Ginecologista e um Uroginecologista?

Se você já tem um ginecologista que ama, pode imediatamente desconsiderar a ideia de consultar um uroginecologista. Mas, não tão rápido. Mulheres que sofrem de problemas de saúde relacionados ao assoalho pélvico podem colher benefícios incríveis ao procurar a experiência de um uroginecologista.


Ginecologistas são médicos especializados em saúde reprodutiva feminina. Eles costumam atender pacientes anualmente para uma visita e triagem de bem-estar. Além disso, eles trabalham com mulheres mais regularmente se estiverem grávidas, enfrentando problemas de fertilidade ou menstruação ou precisando de atenção médica mais frequente.

As mulheres geralmente desenvolvem um relacionamento com um ginecologista em quem confiam e, com frequência, esse médico cuida delas em vários estágios da vida. Um ginecologista é um excelente recurso para problemas gerais de saúde da mulher, incluindo menstruação, saúde sexual, planejamento familiar e desequilíbrios hormonais.

Porém, quando se trata de casos complexos que envolvem o assoalho pélvico, seu ginecologista pode encaminhá-lo a um uroginecologista capaz de oferecer conhecimentos adicionais relacionados à sua preocupação específica.


Os Uroginecologistas recebem treinamento primário em urologia ou ginecologia e depois se especializam em Medicina Pélvica Feminina e Cirurgia Reconstrutiva.
Esse treinamento adicional torna especialistas em uroginecologistas no atendimento a mulheres com distúrbios do assoalho pélvico, incluindo incontinência, prolapso, distúrbios de esvaziamento e bexiga hiperativa.

Existem diversos roginecologistas quen são altamente especializados e podem se manter atualizados sobre os avanços mais recentes na medicina pélvica feminina, porque esse é o foco principal. Os ginecologistas, por outro lado, tratam uma variedade de problemas de saúde das mulheres, o que significa que elas precisam ser generalistas de alto nível, mas não necessariamente se especializam em condições do assoalho pélvico, como fazem os uroginecologistas.

Dito isto, você não precisa escolher um ginecologista ou um uroginecologista.
Seu ginecologista ainda é a melhor pessoa para ajudá-lo com seu bem-estar geral e, claro, com trabalho e parto. Considere um uroginecologista se tiver um problema em andamento, como bexiga hiperativa ou prolapso, ou se estiver lidando com vazamento fecal.

Uroginecologistas são um recurso adicional
Consulte um casa precise

Os uroginecologistas também são úteis na recuperação após o parto - eles podem ajudá-lo a aprender a fortalecer o assoalho pélvico para evitar o vazamento de urina que muitas mães experimentam quando riem ou espirram.

Então cuide de sua saúde e corpo, assim você viverá nele bem por muito tempo!

Dra. Elaine Bronzatto

Graduada em medicina por uma das principais faculdades de medicina do país (UNICAMP), Mestrada em Ciências da cirurgia também pela UNICAMP, fez Especialização Urológica Minimamente Invasiva no Hospital Sírio Libanês, está sempre em congressos internacionais e não para de pesquisar e estudar novos métodos para trazer o que há de melhor para o paciente.

01 comentário
  • Pedro Silva
    28 junho 2020, 12:30

    Já tive pedra nos rins uma vez a uns 2 anos atrás, após isso eu estou bebendo agua com mais requencia e chás. Isso ajudaria a evitar ter novamente essas pedras? Obrigado

    • Dra. Elaine Bronzatto
      30 junho 2020, 20:05

      Olá Pedro, pessoas que tomam bastante água têm incidência menor de pedra nos rins, pois tendem a urinar mais vezes ao longo do dia. Ir ao banheiro com mais frequência aumenta chance de não formar cristais ou ter formações sólidas que podem ficar acumulados no trato urinário e, assim, resultarem nos cálculos renais. Consulte sempre um Urologista.

Escrever um comentário