14 de setembro 2020   |   by DRA. ELAINE BRONZATTO

Endometriose... Sintomas?

Endometriose - Quais os principais sintomas?

O que é endometriose
A endometriose é uma das mais importantes causas de dor pélvica e caracteriza-se pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina podendo cursar dor e infertilidade. Pode também causar dispareunia (dor nas relações sexuais), sintomas intestinais e miccionais devido o acometimento de múltiplos órgãos. Impacta diretamente na qualidade de vida devido às consequências físicas, psicossociais e econômicas. Frequentemente, as mulheres sintomáticas precisam de internações para alívio da dor ou para tratamento cirúrgico da doença e suas complicações. Dito isto, a cura da paciente muitas vezes encontra-se nas mãos de uma equipe multidisciplinar e integrada composta pelo Ginecologista, Urologista e Cirurgião do Aparelho Digestivo, além de Psicólogo, Nutricionista e Fisioterapeuta.

O diagnóstico precoce é essencial na diminuição da dor, na prevenção da progressão da doença e na preservação da fertilidade. A investigação pode ser feita por ressonância magnética (RM) ou ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal, a associação do exame clínico com algum método de imagem (RM ou USG) aumenta a sensibilidade e especificidade do diagnóstico.

Endometriose tem tratamento?
O tratamento vai depender do grau do acometimento da endometriose, dos sinais e sintomas apresentados pela paciente, dos órgãos acometidos pela doença, além disso leva-se em consideração o desejo de gestação.

Quais os sintomas?

  • Dor nas laterais e / ou costas
  • Dor pélvica
  • Infertilidade
  • Sintomas intestinais e miccionais
  • Cólica menstrual excessiva
  • Sintomas intestinais
  • Micção freqüente

  • Como é o tratamento?
    O tratamento pode ser tanto medicamentoso como cirúrgico, ambos visam interromper a dor, diminuir as recidivas da doença e se possível reestabelecer a fertilidade, melhorando assim a qualidade de vida. O tratamento medicamentoso é realizado com hormônios para bloqueio do ciclo menstrual, podendo apresentar importantes efeitos colaterais, possui um limite para tempo de uso sendo pouco eficaz para casos mais graves.

    O tratamento cirúrgico laparoscópico é efetivo para endometriose e pode ser realizado atualmente também por robótica. O sucesso do tratamento dependerá da experiência da equipe multidisciplinar em sala para que esses profissionais capacitados consigam tratar os múltiplos compartimentos acometidos pela doença.

    Dra. Elaine Bronzatto

    Graduada em medicina por uma das principais faculdades de medicina do país (UNICAMP), Mestrada em Ciências da cirurgia também pela UNICAMP, fez Especialização Urológica Minimamente Invasiva no Hospital Sírio Libanês, está sempre em congressos internacionais e não para de pesquisar e estudar novos métodos para trazer o que há de melhor para o paciente.

    Escrever um comentário